quinta-feira, 7 de maio de 2009

Psicomotricidade

Esta semana não tenho tido muita hipóteses nem muitas ideias para actualizar o blog e por isso isto tem andado calmo.
Em relação ao post anterior também não houve comentários, por isso não deve ter tido muitas visitas eheh!! Tendo em conta o tema anterior do microciclo, se tiver tempo e paciência vou aqui pondo os treinos actualizados, com os objectivos e as zonas de trabalho.
Como não tenho muito a falar, vou deixar aqui o que realizei nas aulas de psimotricidade.
Este semana decidi fazer um trabalho sobre coordenação oculo-manual e oculo-pedal e percepção espacial. Para isso, utilizei bolas de praia, que permitem este tipo de trabalho, já que são mais leves e maleáveis que as bolas de borracha. Além disso não são tão duras, o que permite deixar as crianças com mais confiança no seu manuseamento.
Como só tive estas bolas agora, penso que sejam uma boa progressão entre os balões e as bolas de borracha. Na aula realizei, drible, lançamentos ao ar e agarrar sem deixar cair, lançar ao ar dando uma palmada na bola, condução da bola pelo chão com as mãos, lançar e pontapear sem deixar cair etc.
Após esta fase da aula, introduzi o "Jogo do Mata". O jogo é de fácil entendimento, porque nesta variante, quem apanha a bola pode "matar" o colega. Algumas crianças demoraram a perceber o objectivo, mas julgo que o principal foi atingido, tendo em conta que foi a 1ª vez que foi executado.
No fim desta semana de aulas, deu para me sentir cansado, pois é necessário estar sempre a intervir na aula e penso que a atenção das crianças, nesta fase, já está mais dispersa.
Amanhã é o ultimo dia de semana, apesar de ainda ter de dar 7 aulas de natação. Durante a hora de almoço vou aproveitar e treinar. Penso fazer 2 horas e 30 minutos num ritmo certo, para trabalhar mais a resistência, em detrimento da intensidade.
Nesta fase da época, penso que estou a atravessar uma quebra de rendimento e, por esse facto, quero começar a "trabalhar" gradualmente sem cometer excessos, pois pelo que tenho lido e pesquisado, muitos estudos apontam para que só ao fim de 3 anos da prática regular e estruturada do ciclismo se poderá atingir melhores resultados. Aliás, estudos referem que o 1º ano de prática competitiva deverá sem levado sem grandes objectivos, sem treinos muito elaborados e sem grandes expectativas. Apesar disso, quero evoluir e gosto de ter as coisas planeadas com objectivos traçados. Se tudo correr bem, espero continuar a competir gradualmente e, sem pressas, atingir melhores resultados. Tenho de pensar que é preciso dar tempo ao tempo! Sobre este tema poderia falar dos princípios do treinos mas isso ficará para outro dia.
Para terminar deixo aqui um vídeo de uma banda brasileira que gosto de ouvir. Curtam o som que é fixe.



Nenhum comentário: