quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Em Espanha

Ora viva malta!
Cá estou de novo após uns dias ausente, pois a vontade em escrever não tem sido muita, para além de que também me tem faltado algum tempo.
Este fim de semana fui fazer a minha estreia em corridas em Espanha, mais concretamente em La Palma del Condado, ali entre Huelva e Sevilha.
A prova eram os Campeonatos da Andaluzia, onde se apuravam os diferentes campeões dos diferentes escalões (elites, master 30, master 40/60). Para que possam ver a diferenças em relação a Portugal, estavam lá tantos ciclistas como no nosso campeonato nacional!!
Gostei bastante de lá ter estado, pois a forma de correr é bastante diferente da nossa aqui em Portugal, pois o ritmo lá é constante e não há tantos arranques e travagens bruscas. Aquilo lá começa com um ritmo e assim vai até ao fim.
O meu escalão (master 30) tinha 4 voltas a fazer a um percurso de 24 km. Eu andei sempre no pelotão, até que na 3ª volta, com 73 km, tive de desistir, pois em 5 min deu-me um ataque de cãimbras, que tornou impossivel continuar. Penso que tal se ficou a dever ao facto de ter andado a treinar menos, bem como à falta de ritmo competitivo. Este corpinho precisa de levar mais porrada ahah!! Quando desisti, tinha média de 40,5 km/h!
Quanto aos meus colegas de equipa, o João Coelho fez um excelente 5º lugar na geral e 4º lugar no nosso escalão! Muito bom mesmo, tendo em conta que tem treinado muito menos. O homem está uma máquina. Nos masters 40/60 o Cerol terminou no pelotão, enquanto o José Constâncio desitiu na 2ª volta. Foi pena o Gonçalo não ter podido participar pois a licença dele não estava autorizada em Espanha. Penso que poderia também ter alcançado um bom resultado.
Concluindo este tema: gostei da prova, do percurso e da forma de correr. Quem sabe para o ano lá voltarei.
Para este fim de semana, mais concretamente sábado, vamos encerrar a época a Palmela para participar no 19ª Circuito Ciclista do Concelho de Palmela. A prova terá 61 km. O meu objectivo será chegar ao fim sem quedas e o mais possível junto do grupo principal.
Depois desta prova será o fim da época e, ainda bem, pois já estou cansado da bike e sinto que o corpo tanto física, como psicologicamente já está a pedir descanso. Só irei pegar na bike para treinar de vez em quando ao domingo, ou então num dia que ande mais stressado!!
Quanto ao ano que vem, não sei como será, se irei continuar a correr com a equipa ou não, já que não sei se o projecto é para continuar, bem como se contam ou não comigo para a equipa. Apenas posso dizer que foi um ano muito bem passado junto dos amigos e foi uma experiência muito enriquecedora.

Bom, fico-me por aqui.
Fiquem bem.

2 comentários:

João Perna Coelho disse...

Quero deixar aqui umas palavras de icentivo e ao mesmo tempo uma breve opinião sobre este "post".
João, não é fácil entrar no mundo do ciclismo, mesmo estando a falar de amadores. É uma modalidade muito particular, exige muito. Tu agora tambem já entendes o que quero dizer com isto.
No entanto repara como a partir, da 3ª etapa da Volta a Portugal Masters mais estas 2 provas que fizeste agora em Setembro houve uma melhoria das tuas prestações. E não me parece que fosse por estares melhor fisicamente. Talvez porque a aprendizagem nesta modalidade é algo que demora...No inicio andavas sempre atrás, na cauda do pelotão até chegar a altura que tiravas bilhete e nem conseguias terminar a corrida, como foi o caso do Prémio do Torrão ou mesmo o Prémio de Grandola. Agora repara na diferença : Julgo que falamos contigo antes dessa 3ª etapa da Volta, a mais longa, havia a necessidade de procurares uma melhor colocação. Mas uma coisa é saber que é necessário andar bem colocado, outra distinta é conseguir por isso na pratica. Certo é que melhoraste consideravelmente. Terminaste a Volta, e agora em Setembro acabaste por desistir em Espanha muito por falta de condição fisica, porque abandonaste quando seguias perfeitamente incluido no grande pelotão. E agora em Palmela na ultima corrida da época, quando se adivinhava uma corrida mais acessivel, acabou por ser uma prova dura...porque estava vento, o numero de ciclistas era bem menor do que o habitual, logo menos abrigo dentro do pelotão e a média da corrida acabou por rondar os 40 km/h. No entanto acabaste bem a corrida, onde só na dura parte final para a meta em Palmela houve uma natural selecção.
Portanto, penso que deves estar satisfeito com o que fizeste, e concerteza que se continuares, a tendencia será melhorar!

João Antunes disse...

Amigo,obrigado pelas palavras. Como disseste e bem já senti na pele a dureza deste desporto, mesmo a um nível amador. Sinto que já me consigo colocar melhor no pelotão, mas ainda me falta muito a aprender.
Penso também que poderia ter feito um pouco melhor em algumas corridas se estivesse melhor colocado, no entanto penso também que a parte física também ajudou a que tivesse tirado bilhete mais cedo eheh!
Sinto que o corpo ainda se anda a "acamar"!
Quanto ao continuar, concordo contigo, pois penso que poderei melhorar, visto que já tenho mais experiência.
No entanto, como referi, sinto que a época já estava a deixar-me cansado psicológicamente. É a falta de hábito.
Mas foi uma experiência muito engraçada e nestas ultimas provas consegui ganhar alguma motivação que me estava a faltar.
Abraço