quarta-feira, 24 de junho de 2009

Motivação

Hoje venho aqui escrever um pouco sobre a motivação.

A motivação no trabalho é o conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer for a dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua forma, intensidade e duração. (Pinder, 1998). Para além disso, podemos ainda incluir na definição da motivação, um elemento de estimulação, um elemento de acção e esforço, um elemento de movimento e persistência e um elemento de recompensa. Além disto, temos ainda a motivação intrínseca e extrínseca.
Nesta altura devem estar a pensar, mas porque raio está este maluco a escrever isto?
Estou a escrever isto porque, por um lado estou motivado com o trabalho, já que se aproximam as férias e, por outro, ando um pouco desmotivado com os treinos e com a evolução em cima da bicicleta.
Quanto ao trabalho, apenas irei estar ocupado com as férias desportivas durante o mês de Julho, sendo que a preocupação principal será o evitar acidentes com as crianças.
No que ao ciclismo diz respeito, ando um pouco desmotivado com a minha evolução, pois sinto que não estou a corresponder fisicamente ao que estava a prever. Provavelmente, coloquei as expectativas demasiado altas e, por esse facto, posso estar a sentir que não estou a corresponder.
Ontem fui treinar de tarde e acabei por mudar o treino que tinha previsto, 1º devido ao muito vento e 2º porque não me sentia bem psicológicamente para fazer mais esforço. Acabei por fazer treino de LA, mas apenas 1 hora e 30 min de treino total.
Para a volta a Portugal faltam 4 semanas e ainda tenho tempo para me colocar em forma, mas penso que nesta altura deveria estar melhor fisicamente. Devido a isso, sinto-me com menos vontade, mas não será isso que me fará desistir e amanhã estarei de novo em cima da bicicleta.
Tal como referi, num outro post, necessito de dar tempo ao corpo para se adaptar a este tipo de esforço, pois era algo a que não estava habituado, mas julgo que poderia estar melhor. Os autores (especialistas) referem que 2 anos deverá ser o tempo necessário a uma adaptação total.
Vou aguardar pacientemente, continuar a treinar, pois amanhã será outro dia e quem sabe, já me sentirei melhor em cima da bicicleta!
Tenho de arranjar a tal motivação intrínseca e extrínseca!!
O mais importante disto, é chegar ao fim e estar de consciência tranquila de que dei o meu melhor!
Este post foi uma espécie de desabafo com vocês, apesar de já o ter feito também com a minha namorada.
Bom malta fiquem bem.

2 comentários:

João Perna Coelho disse...

Utilizando a tua palavra "jovem"...como ponto de partida para o que deixo aqui escrito...
"Jovem" , começaste neste desporto há bem pouco tempo, mas neste curto espaço de tempo já estás a experimentar a competição...isto não é fácil.
Há que ter calma, e não deves ficar demasiado preso ao que pensas ter feito...ou que não conseguiste fazer.
Há muitos factores que alteram a "motivação" de um ciclista. Espero acima de tudo que te mantenhas motivado pela modalidade durante muito mais tempo...com ou sem competição!

João Antunes disse...

Amigo, obrigado pelas palavras! Sei que é preciso calma e que isto não é nada fácil. Experimentar a competição é algo que estou a gostar muito! Como dizes: há que ter calma.
Quanto a continuar motivado pela modalidade, penso que isso irá acontecer, pois gosto muito deste desporto, independentemente de competir ou não.
Um abraço JOVEM.