quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Psicomotricidade

Viva!
Hoje para variar um pouco os temas usuais, vamos falar de Psicomotricidade. Como o blog fala de tudo, e como esta actividade é uma das que mais gosto de desenvolver, resolvi deixar aqui os objectivos que guiam as aulas por mim orientadas.
Deste modo, pretendo que as pessoas que leiam o documento, fiquem a conhecer melhor esta actividade, bem como aquilo que se pretende desenvolver nas crianças.

1. Desenvolvimento dos aspectos perceptivo-motores

Esquema corporal

- Lateralidade

§ Fixar o domínio de um segmento sobre outro, mediante o máximo de vivências motoras que comprometam o segmento dominante.

§ Tomar consciência da simetria corporal.

§ Tornar independentes os segmentos, do resto do corpo, nos movimentos.

§ Experimentar o maior número de movimentos que requerem a utilização diferenciada de cada um dos lados do corpo.

- Direccionalidade

  • Desenvolver a percepção que a criança tem do espaço exterior ao seu corpo, envolvendo:

a) O conhecimento das direcções: direita/ esquerda, dentro/ fora e cima/ baixo;

b) A projecção do seu próprio eu no espaço;

c) O julgamento de distâncias entre objectos.

- Respiração

§ Permitir que a criança conheça, compreenda, interiorize e controle as diferentes formas que pode adoptar a acção de respirar.

- Relaxação

§ Melhorar o controle tónico através de actividades em que as crianças possam: perceber globalmente o corpo em repouso e em movimento, em tensão e em relaxação; manejar objectos com contracções musculares de diferentes intensidades; passar rapidamente do repouso à acção.

Coordenação

- Coordenação dinâmica geral

§ Ampliar as experiências motoras das crianças através da realização de deslocamentos diversificados e que impliquem vários tipos de marcha.

§ Iniciar diferentes tipos de giros.

§ Iniciar saltos de cima para baixo, de baixo para cima e em altura e profundidade.

§ Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico.

§ Aprender a controlar as quedas.

- Coordenação dinâmica específica

§ Iniciar a realização de exercícios simples com diferentes partes do corpo.

§ Adaptar as mãos à forma dos objectos que recebem.

§ Iniciar lançamentos de bolas e pequenos objectos com precisão e distância.

- Noção espacial e temporal

§ Considerar o espaço corporal.

§ Realizar localizações espaciais: dentro, fora, interior, exterior, à frente, atrás, em cima, debaixo.

§ Adquirir noções de agrupamento e dispersão.

§ Interiorizar o conceito de sequência.

§ Adquirir noções de proximidade – distância, junto – separado.

§ Adquirir os conceitos de antes, durante e depois.

§ Adquirir noções de simultaneidade.

§ Desenvolver a percepção de pausa e de duração.

§ Apreciar as estruturas rítmicas.

Desenvolvimento orgânico e funcional

§ Manter a flexibilidade.

§ Favorecer as estruturas corporais elementares.

§ Desenvolver adequadamente os elementos que configuram a estrutura do pé.

§ Iniciar a adopção de posturas correctas.

Desenvolvimento afectivo - social

§ Iniciar a participação em actividades de grupo.

§ Iniciar hábitos básicos de limpeza e higiene relacionados com a actividade física.

§ Expressar situações emotivas com linguagem corporal.

§ Promover a autonomia.

§ Realizar jogos adequados à faixa etária.

Desenvolvimento cognitivo

§ Tomar consciência de ritmos e movimentos lineares para reforçar a aprendizagem da leitura e da escrita.

§ Relacionar a educação física com outras áreas.


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