Hoje para variar um pouco os temas usuais, vamos falar de Psicomotricidade. Como o blog fala de tudo, e como esta actividade é uma das que mais gosto de desenvolver, resolvi deixar aqui os objectivos que guiam as aulas por mim orientadas.
Deste modo, pretendo que as pessoas que leiam o documento, fiquem a conhecer melhor esta actividade, bem como aquilo que se pretende desenvolver nas crianças.
1. Desenvolvimento dos aspectos perceptivo-motores
Esquema corporal
- Lateralidade
§ Fixar o domínio de um segmento sobre outro, mediante o máximo de vivências motoras que comprometam o segmento dominante.
§ Tomar consciência da simetria corporal.
§ Tornar independentes os segmentos, do resto do corpo, nos movimentos.
§ Experimentar o maior número de movimentos que requerem a utilização diferenciada de cada um dos lados do corpo.
- Direccionalidade
- Desenvolver a percepção que a criança tem do espaço exterior ao seu corpo, envolvendo:
a) O conhecimento das direcções: direita/ esquerda, dentro/ fora e cima/ baixo;
b) A projecção do seu próprio eu no espaço;
c) O julgamento de distâncias entre objectos.
- Respiração
§ Permitir que a criança conheça, compreenda, interiorize e controle as diferentes formas que pode adoptar a acção de respirar.
- Relaxação
§ Melhorar o controle tónico através de actividades em que as crianças possam: perceber globalmente o corpo em repouso e em movimento, em tensão e em relaxação; manejar objectos com contracções musculares de diferentes intensidades; passar rapidamente do repouso à acção.
Coordenação
- Coordenação dinâmica geral
§ Ampliar as experiências motoras das crianças através da realização de deslocamentos diversificados e que impliquem vários tipos de marcha.
§ Iniciar diferentes tipos de giros.
§ Iniciar saltos de cima para baixo, de baixo para cima e em altura e profundidade.
§ Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico.
§ Aprender a controlar as quedas.
- Coordenação dinâmica específica
§ Iniciar a realização de exercícios simples com diferentes partes do corpo.
§ Adaptar as mãos à forma dos objectos que recebem.
§ Iniciar lançamentos de bolas e pequenos objectos com precisão e distância.
- Noção espacial e temporal
§ Considerar o espaço corporal.
§ Realizar localizações espaciais: dentro, fora, interior, exterior, à frente, atrás, em cima, debaixo.
§ Adquirir noções de agrupamento e dispersão.
§ Interiorizar o conceito de sequência.
§ Adquirir noções de proximidade – distância, junto – separado.
§ Adquirir os conceitos de antes, durante e depois.
§ Adquirir noções de simultaneidade.
§ Desenvolver a percepção de pausa e de duração.
§ Apreciar as estruturas rítmicas.
Desenvolvimento orgânico e funcional
§ Manter a flexibilidade.
§ Favorecer as estruturas corporais elementares.
§ Desenvolver adequadamente os elementos que configuram a estrutura do pé.
§ Iniciar a adopção de posturas correctas.
Desenvolvimento afectivo - social
§ Iniciar a participação em actividades de grupo.
§ Iniciar hábitos básicos de limpeza e higiene relacionados com a actividade física.
§ Expressar situações emotivas com linguagem corporal.
§ Promover a autonomia.
§ Realizar jogos adequados à faixa etária.
Desenvolvimento cognitivo
§ Tomar consciência de ritmos e movimentos lineares para reforçar a aprendizagem da leitura e da escrita.
§ Relacionar a educação física com outras áreas.
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